quarta-feira, 5 de outubro de 2011

[PT] BEJO - Carta de lançamento da campanha de apoio à Vinilkosmo

Caros jovens de todas as idades, membros, patronos e beneméritos da BEJO, a sua organização jovem do esperanto no Brasil,

como muitos já sabem, recentemente os estúdios da Vinilkosmo, produtora musical com sede na França e especializada em obras de esperantistas, foram destruídos por um terrível incêndio. Além do local, equipamentos para gravação e demais aparelhagens, estoques de discos e outros bens foram totalmente danificados. A seguradoras envolvidas analisam o caso, mas a recuperação dos bens não será total. O acompanhamento das notícias e fotos podem ser acessados no perfil da Vinilkosmo no Ipernity (http://vinilkosmo.ipernity.com) ou no facebook.

Os próximos meses para a Vinilkosmo não serão fáceis. Mais do que nunca a Vinilkosmo precisa do apoio de amigos de todo o mundo. Não se trata de uma empresa, mas de uma iniciativa, de uma casa que vem zelando pela cultura em esperanto há anos. Ela merece nossa atenção!

Por isso, nós, jovens esperantistas do Brasil, convocamos toda a comunidade a agir no sentido de apoiar a Vinilkosmo. E não se trata de simplesmente realizar doações: a ideia é que cada um compre pelo menos um álbum (http://www.vinilkosmo.com) ou proceda ao download de um arquivo (http://www.vinilkosmo-mp3.com), aquecendo as vendas para a Vinilkosmo e ao mesmo tempo prestigiando seus artistas favoritos ou aqueles que você ainda não conhecia!

Posso ajudar com menos de 3 reais?!

Sim! No serviço de downloads da Vinilkosmo, http://www.vinilkosmo-mp3.com, é possível também comprar apenas uma música de seu álbum preferido, ao custo de 1 euro, ou seja, menos de 3 reais!

Um álbum inteiro, porém, geralmente com mais de 10 músicas, custa em média 10 euros (cerca de 24 reais), saindo uma compra mais vantajosa. Porém, para aqueles que queiram participar de uma forma mais simbólica, a compra de uma música a menos de 3 reais é uma opção muito bem-vinda. Considere!

Como posso comprar no serviço de downloads?

Muito simples: acesse http://www.vinilkosmo-mp3.com e registre-se. É necessário registrar-se e estar "logado" para realizar uma compra/download. A página funciona em esperanto e algumas outras línguas, e o processo de registro é muito fácil. Navegue na página e escolha o álbum ou a música que deseja comprar. Adicione a seu carrinho e finalize a compra. Tenha um cartão de crédito em mãos. A página lhe remeterá a uma outra página, do PayPal, serviço internacional de pagamentos. Não é necessário registrar-se no PayPal: escolha a opção pagar sem registro e o serviço apenas intermediará a compra com sua companhia de cartão de crédito. Graças a uma boa automação, parte de seus dados provavelmente já estarão preenchidos. Complete e revise seus dados. Mais alguns dois cliques e o pagamento estará concluído. Um e-mail de confirmação será enviado, mas você retornará automaticamente à página da Vinilkosmo, onde poderá finalmente baixar a sua compra diretamente para seu computador. Se sua conexão estiver lenta, você pode proceder ao download depois, por exemplo em uma máquina mais potente ou com uma conexão mais rápida. E uma compra normalmente permite mais de um download! Então? Aproveite este serviço moderno e antenado com o futuro para participar conosco desta campanha!

Quero adquirir um CD de verdade!

Se você é dos que gostam de ver o material, apreciar os encartes e a arte da produção, seu lugar é o portal de vendas da Vinilkosmo: http://www.vinilkosmo.com. Lá você pode adquirir dezenas de álbuns em esperanto. A diferença entre comprar aqui ou no serviço de downloads é que, aqui, você terá que adicionar ao preço de seu álbum o custo de envio. Para o Brasil, estes são os preços: http://vinilkosmo.com/vko/help.php?ans=prx&lng=e. Um álbum custa em torno de 10 euros. O preço mínimo de envio de um álbum também (aproximadamente 10 euros). Então a compra de um álbum apenas pode sair pouco mais de 20 euros. Como o custo de envio de dois álbuns é de 12 euros (apenas dois euros a mais), esta forma de compra é especialmente interessante quando se adquire pelo menos dois álbuns.

Para comprar desta forma não é necessário registrar-se, bastando informar nome, endereço e dados de contato no ato da compra. Tenha também um cartão de crédito em mãos. O pagamento é seguro e tão simples quanto aquele via PayPal.

Forma especialmente recomendada para colecionadores e fanáticos pela cultura esperantista! Você é um deles?!

O incêndio destruiu meu álbum favorito?

Os discos lançados de 2010 em diante, reconhecidos pela referência VKK099 ou uma numeração maior (todo produto da Vinilkosmo tem uma etiqueta de referência semelhante a esta), felizmente não estavam estocados nos estúdios, mas armazenados em local diverso. Portanto, estes você pode comprar com certeza!

Porém, outros como JoMo friponas foram completamente destruídos!... Para este e mais alguns o portal de vendas já adverte que não é possível comprar o produto, enquanto eles ainda analisam o estoque. Caso sua compra coincida com a de um álbum não mais disponível, a Vinilkosmo alertará você disso e a compra será cancelada sem complicações.

Conta pra gente!

Queremos saber da adesão de todos a esta campanha. Envie-nos um e-mail  (bejoesperanto@yahoo.com.br) ou comente em nosso blogue (http://kampanjovk.blogspot.com) ou divulgue na internet e em listas de discussão as suas compras e sua participação. No fim, teremos uma ideia certamente impressionante do poder de nossa união!

Material parcialmente destruído, solidariedade multiplicada!

Paralelamente, a própria Vinilkosmo também está preparando campanhas de pedido de apoio. Mas eles estão com muito trabalho junto às seguradoras e demais burocracias - por isso, adiantamos esta nossa campanha! Mas já sabemos que uma das formas de ajudar a Vinilkosmo, a ser divulgada em breve, será a aquisição do próprio material parcialmente destruído, tanto pelo fogo quanto pela água, mas que pôde ser salvo e está apto para uso.

A Vinilkosmo está inventariando estes discos, que serão vendidos a preço simbólico. Em breve, você vai poder mostrar sua solidariedade também desta forma.

Lembramos que o material é parte, mas não a mais importante, do patrimônio da humanidade. O que é o espírito da cultura e da própria humanidade, senão imaterial? E não estamos falando de grandes pensamentos e descobertas, mas dos pequenos gestos e sentimentos que nos fazem verdadeiramente humanos, como a sua participação nesta campanha. Contamos com você!

Kore kaj samideane,

Jovens esperantistas do Brasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário